A segurança do seu condomínio não é responsabilidade exclusiva do síndico ou da administradora contratada. Para proteger sua família e toda a comunidade condominial é preciso que cada morador assuma uma postura preventiva e responsável. Listamos algumas práticas que devem ser adotadas na sua rotina:
UTILIZAÇÃO DA GARAGEM
- O portão da garagem é a principal porta de entrada para criminosos em condomínios. Eles aproveitam o seu acionamento para invadir o espaço.
- Sempre observe a movimentação externa antes de entrar com o carro. Se identificar pessoas suspeitas próximas ao portão, não acione a abertura até que tenha certeza que a ação é segura.
- Não deixe o portão aberto ao entrar ou sair do condomínio. Acione o alarme para fechamento, assim que possível.
- Ao estacionar o veículo na garagem, mantenha-o trancado, com alarme ligado e sem objetos à vista.
PORTÕES ELETRÔNICOS
- Nunca acione o portão automático em longa distância. É tempo suficiente para criminosos terem acesso ao condomínio.
- Observe e aguarde o fechamento completo do portão eletrônico antes de entrar ou sair do condomínio.
ENTRADA E SAÍDA DE VISITANTES
- Não permita a entrada de pessoas estranhas, mesmo que elas se identifiquem como amigas, familiares ou visitantes de outro morador.
- Imobiliárias que quiserem apresentar um imóvel, devem ser previamente cadastradas.
IDENTIFICAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS
- Todos os prestadores de serviços devem ser identificados com crachá e apenas adentrar o condomínio se a entrada for permitida pelo morador que solicitou o serviço. O ideal é que o condômino o acompanhe durante todo o trajeto até o seu imóvel.
- Não abra o portão, nem mesmo para pessoas uniformizadas, se elas não tiverem sido requisitadas. Pode ser uma estratégia criminosa!
- Nunca autorize a subida de entregadores nas unidades condominiais. Para receber encomendas, desça até a portaria.
CHAVES E ALARMES
- Reforçando: não acione o portão automático em longa distância. É tempo suficiente para criminosos terem acesso ao condomínio.
- Utilize o alarme dos portões com responsabilidade e prudência. Cuidado para não disparar o sistema desnecessariamente e acionar a central de segurança. Por outro lado, é importante acioná-lo ao se ausentar para que o condomínio não fique vulnerável.
- Não deixe controles e chaves do apartamento com funcionários, amigos ou em “esconderijos externos”.
- As portas do seu apartamento devem ser trancadas, mesmo em caso de saídas rápidas.
OUTRAS ORIENTAÇÕES
- Evite conversas com outros moradores, amigos ou parentes do lado de fora do condomínio, principalmente, à noite e em locais isolados ou mal iluminados.
- O olho mágico, a chave tetra e a trava de segurança são bons recursos para instalar no seu apartamento.
- Não reaja em caso de assaltos.
- Se presenciar alguma situação suspeita nas áreas comuns, nas entradas do condomínio ou mesmo no apartamento do vizinho, entre em contato imediatamente com o síndico. Se julgar necessário, contate a polícia pelo 190.
A TALISMÃ PROTEÇÃO E SEGURANÇA desenvolve uma série de soluções em gestão inteligente em segurança patrimonial.