Proteja o seu condomínio contra os riscos de incêndio. Seja um síndico responsável e siga todas as normas de segurança necessárias para evitar tragédias.
- A brigada de incêndio, tanto em condomínios comerciais quanto residenciais, é exigida por lei. Sua função é garantir que funcionários e moradores estejam preparados para auxiliar no socorro enquanto os bombeiros estão a caminho. Por isso, o condomínio deve realizar esse treinamento pelo menos uma vez ao ano.
- A manutenção preventiva dos equipamentos como extintores, mangueiras, hidrantes, porta corta-fogo entre outros, deve ser realizada periodicamente. Busque empresas especializadas e certificadas pelo INMETRO.
- Oriente os moradores sobre qual procedimento realizar em situações como essa, como desconectar os aparelhos da tomada e sempre utilizar as escadas (nunca entrar no elevador). Além disso todo prédio deve ter sua rota de fuga sinalizada com cartazes fotoluminescentes.
- Se já existe um princípio de incêndio, a primeiro passo é desligar gás, a energia elétrica e evacuar os apartamentos.
- Segundo a lei, todo condomínio deve possuir uma cobertura contra incêndio, porém o pagamento do prêmio só efetuado se ele cumprir todas as obrigações legais. Cabe ao síndico garantir que elas sejam executadas segundo a legislação em todos os espaços do prédio.